A dica do Bangalô de Flores deste mês é uma produção caseira. Disponibilizamos uma entrevista com Joviano Mayer, integrante da "Frente de luta pela reforma urbana" da organização política Brigadas Populares.
O vídeo aborda a ocupação do espaço urbano do ponto de vista popular e problematiza a questão da especulação imobiliária. Você verá imagens de prédios abandonados no centro de Belo Horizonte e entenderá porque o governo, ao invés de deixar que sem tetos habitem estes locais, prefere "criar" o "Minha Casa, Minha Vida" (já explorado por nós) para sanar o déficit habitacional (?).
Conhecerá um pouco da "Ocupação Dandara", local em que foram realizadas as entrevistas. A partir do depoimento de alguns moradores, vem à tona problemas como: superexploração, autocontrução e precariedade de serviços públicos. Outro ponto interessante, é a tentativa, através do diálogo com Joviano, de entender a questão da habitação como algo mais complexo do que um número de pessoas sem casa, levando em consideração fatores como o rural, a luta no campo jurídico e o funcionamento da sociedade capitalista.
Continuação
Entrevista Joviano Mayer - Parte 1.1B
Entrevista Joviano Mayer - Parte 1.2
Entrevista Joviano Mayer - Parte 2
Entrevista Joviano Mayer - Parte 3
Entrevista Joviano Mayer - Parte 4
Entrevista Joviano Mayer - Parte 1.2
Entrevista Joviano Mayer - Parte 2
Entrevista Joviano Mayer - Parte 3
Entrevista Joviano Mayer - Parte 4
obs: A entrevista faz parte da atividades do projeto de extensão "Terra Crua: uma alternativa para habitações em assentamentos rurais", que tem como um de seus objetivos a produção de um vídeo sobre habitação.
0 comentários until now.
Postar um comentário