26 de mai. de 2010

Moradia para quem precisa - entrevista com Joviano Mayer, das Brigadas Populares

A dica do Bangalô de Flores deste mês é uma produção caseira. Disponibilizamos uma entrevista com Joviano Mayer, integrante da "Frente de luta pela reforma urbana" da organização política Brigadas Populares.


O vídeo aborda a ocupação do espaço urbano do ponto de vista popular e problematiza a questão da especulação imobiliária. Você verá imagens de prédios abandonados no centro de Belo Horizonte e entenderá porque o governo, ao invés de deixar que sem tetos habitem estes locais, prefere "criar" o "Minha Casa, Minha Vida"  (já explorado por nós) para sanar o déficit habitacional (?).

Conhecerá um pouco da "Ocupação Dandara", local em que foram realizadas as entrevistas. A partir do depoimento de alguns moradores, vem à tona problemas como: superexploração, autocontrução e precariedade de serviços públicos. Outro ponto interessante, é a tentativa, através do diálogo com Joviano, de entender a questão da habitação como algo mais complexo do que um número de pessoas sem casa, levando em consideração fatores como o rural, a luta no campo jurídico e o funcionamento da sociedade capitalista.




Continuação
Entrevista Joviano Mayer - Parte 1.1B
Entrevista Joviano Mayer - Parte 1.2
Entrevista Joviano Mayer - Parte 2
Entrevista Joviano Mayer - Parte 3
Entrevista Joviano Mayer - Parte 4

obs: A entrevista faz parte da atividades do projeto de extensão "Terra Crua: uma alternativa para habitações em assentamentos rurais", que tem como um de seus objetivos a produção de um vídeo sobre habitação. 

0 comentários until now.

Postar um comentário

 
Creative Commons 2009-2010 Bangalô de Flores. Powered by Blogger Criado por Deluxe Templates. Adaptado por Lílian Alcântara e Lívia Alcântara