3 de set. de 2009

Zona da Mata em movimento

A Zona da Mata é uma região localizada no leste de Minas Gerais. Representa 6,2% da área do estado, e abriga 142 municípios, que possuem, juntos, mais de 2 milhões de habitantes. Ao se falar nessa região, o primeiro pensamento que nos vem à cabeça são as belas paisagens montanhosas e o esplendor histórico de cidades como Ouro Preto e Mariana. Outra característica é o potencial da região na constituição de agroindústrias e na prática do eco turismo. Mas nem tudo são flores! Disparidades sociais e má distribuição de renda também fazem parte do contexto da zona da mata mineira, uma região predominantemente rural.


Por isto, esta região também possui formas de organização que buscam combater essas desigualdades e pensar em novos rumos para a sociedade atual: os Movimentos Sociais! Na Zona da Mata mineira estão presentes o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a Assembléia Popular(AP) e a Marcha Mundial das Mulheres (MMM).


Como forma de colaborar com a luta dos movimentos, nós, estudantes de Comunicação Social da UFV, vimos no trabalho da disciplina de Preparação e revisão de originais (multimídia) uma maneira de difundir a situação destes movimentos e como eles atuam por aqui. Tentaremos criar uma rede com as “flores” (movimentos sociais) de todo o país através deste blog. Entre no Bangalô e sinta os perfumes!

3 comentários until now.

Ana Maria + 4 de setembro de 2009 às 14:43 (#) :

Que bom ver isso aqui. Tá bonito. Só mudaria a cor dos links, eles ficam apagados quando é link já visitado.
Bom ver a academia servindo para uma comunicação ligada ao povo. No que eu puder ajudar, crianças, estou aqui.
E lindo o link da rádio ali!
;D
Beijocas,
Baiana

Marília Cabral + 9 de setembro de 2009 às 15:15 (#) :

Meus amigos,
muito legal o primeiro post de voces! o blog esta lindo, boa sorte e bom trabalho!
beijos

JulioCPMonnerat + 13 de setembro de 2009 às 20:28 (#) :

Boa sorte pra vocês.
Que esse seja mais um reforço para os Movimentos Sociais da Zona da Mata.

Postar um comentário

 
Creative Commons 2009-2010 Bangalô de Flores. Powered by Blogger Criado por Deluxe Templates. Adaptado por Lílian Alcântara e Lívia Alcântara