21 de jun. de 2010

Um dedo de prosa entre estudantes e acampados

   Durante os dias 1 de maio a 10 de junho se realizou na Universidade Federal de Viçosa a “Campanha de Arrecadação de Alimentos e Agasalhos para Acampados da Reforma Agrária”, uma parceria dos vimentos Sociais com o Programa TEIA e a Assessoria de Movimentos Sociais da UFV.
   Arrecadaram-se mantimentos e agasalhos para cerca de 150 famílias dos acampamentos são o Dom Luciano do MAB, às margens da represa da Usina Hidrelétrica de Fumaça, e Denis Gonçalves, em Goianá (35KM de Juiz de Fora) do MST onde ocupam a antiga Fazenda Fortaleza de Sant’Anna, considerada improdutiva pelo INCRA.

    Mas a campanha não tinha apenas o objetivo da arrecadação, o intuito era trazer o debate da Reforma Agrária referente à questão da terra, o do modelo energético e qual o papel da universidade no meio de tudo isso. As 1000 peças de agasalhos e 250Kg recolhidos foram entregues nos dias 11 e 12 de junho, através de estudantes da UFV que foram conhecer os acampamentos e a rotina de quem luta por uma forma digna de se viver.

    No Brasil há muitos pontos de resistência e luta pela terra . Apesar da campanha “Vamos tirar o Brasil do
Vermelho” , da Senadora Kátia Abreu, que vem com a proposta de criminalizar ainda mais os Movimentos Sociais, a luta pela terra tem se intensificado cada dia mais. Na Zona da Mata mineira não é diferente, principalmente por que o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) e o MAB( Movimento dos Atingidos por Barragens) estão organizados por aqui também.  Saiba mais sobre a situação de cada um dos acampamentos:



   

.



                 
Próximas atividades:

MST - Projeto de extensão, elaborado junto a Assessoria de Movimentos Sociais da UFV, a fim de preservar todo o patrimônio histórico, físico e oral da fazenda Fortaleza de Sant'Anna. Iniciando uma parceria do MST junto a UFV.

MAB - Nos próximos meses estão previstas outras atividades como uma marcha do Acampamento Dom Luciano à cidade de Ponte Nova, onde vai acontecer nos dias 29/07 a 01/08 o Fórum Social organizado pela Arquidiocese de Mariana

0 comentários until now.

Postar um comentário

 
Creative Commons 2009-2010 Bangalô de Flores. Powered by Blogger Criado por Deluxe Templates. Adaptado por Lílian Alcântara e Lívia Alcântara