A partir de hoje, todo mês, o Bangalô de Flores trás para vocês dicas de livro, filme, música e poesia.
A primeira sugestão é o livro “Utopia Desarmada” do escritor mexicano Jorge G. Castañeda. Ele aborda em suas 459 páginas as intrigas, os dilemas e as promessas da esquerda na América Latina.
O autor faz um resgate histórico da grande maioria dos movimentos de esquerda vistos no subcontinente. Desde experiências mais moderadas e populistas com Perón na Argentina e Vargas no Brasil nos anos 50, até insurreições armadas como a guerrilha cubana no final dos anos 50 e a revolução sandinista na Nicarágua nos anos 70. Esse resgate histórico é acompanhado de uma longa reflexão do porque de muitos movimentos de esquerda latino-americanos não terem dado certo. A resposta é muito semelhante em quase todos os casos: a falta de coesão dos diferentes setores da esquerda em nosso subcontinente. Além disso, se discute os novos caminhos que a esquerda da América Latina deve trilhar com o fim do bloco soviético, e aparentemente, das próprias revoluções armadas.
O livro, de 1993, ainda se mostra atual, levantando questões que ajudam a entender melhor a presente situação da esquerda na América Latina, como o governo de Chaves na Venezuela, ou o recente golpe de estado realizado em Honduras.
0 comentários until now.
Postar um comentário