22 de set de 2010

Essa tal sustentabilidade!

  

   Na tarde do dia 21 de outubro, latas, tambores e as palavras de protesto chamaram atenção para o ato contra o Novo Código Florestal brasileiro em frente ao Departamento de Engenharia Florestal (DEF) da Universidade Federal de Viçosa. A manifestação começou no Barzinho do DCE e foi em direção ao DEF onde acontecia a abertura do VI Simpósio de Meio Ambiente, promovido pelo Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável (CBCN), com apoio da Empresa Júnior de Engenharia Florestal e patrocinado por empresas como CEMIG, Suzano, Fibria entre outras empresas que pregam a tão falada “sustentabilidade”.

   A palestra "A importância do agronegócio para o desenvolvimento sustentável do Brasil" que abriu o congresso seria feita pela então senadora Kátia Abreu, defensora da bancada ruralista no governo e do Novo Código Florestal. Contudo, ela não compareceu ao evento. Entre estudantes e militantes, aproximadamente 50 pessoas protestavam contra a aprovação do Novo Código Florestal, com distribuição de panfletos a quem passava, músicas de protesto, suas bandeiras e cartazes, dentre eles “Salvemos o Código Florestal” ou “Agronegócio é veneno! Reforma Agrária Já!”

   O ato terminou com a entrada dos manifestantes no auditório do DEF, a fim de ler a carta escrita e assinada pelos Movimentos Estudantis e Movimentos Sociais. Estavam presentes o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), a Marcha Mundial das Mulheres (MMM) e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Associação dos Geógrafos do Brasil(AGB) e os grupos do Movimento Estudantil: Movimente-se, ABEEF, ENEBIO e FEAB. Antes de deixar o ambiente, foi realizada uma encenação em que ao se gritar “MADEIRA” os manifestantes todos iam ao chão, uma forma de denunciar o desmatamento que irá ocorrer caso o Novo Código seja aprovado.


Entenda mais sobre o assunto:

Código Florestal marca diferença de modelos agrícolas
 
Mudanças no Código Florestal e proposta da Via Campesina
 
Instrução Normativa nº4, de 8 de stembro de 2009
 

Ministério Público Federal emite nota técnica sobre substitutivo que pretende alterar Código Florestal

 Cartilha sobre o Código Florestal da ABEEF

 
 

 

0 comentários until now.

Postar um comentário

 
Creative Commons 2009-2010 Bangalô de Flores. Powered by Blogger Criado por Deluxe Templates. Adaptado por Lílian Alcântara e Lívia Alcântara