9 de out. de 2010

III Seminário de Questão Agrária

O que você vai fazer nos dias 14, 15 e 16 de outubro? Participar do III Seminário de Questão Agrária em Viçosa, MG (veja o folder, pdf) ? Boa escolha. Nesta terceira edição, as discussões da conjuntura política, econômica e cultural irão focar a Zona da Mata Mineira.








Já no primeiro painel (14h quinta) , três figuras bem interessantes vão falar sobre "O modelo do agronegócio e sua inserção na Zona da Mata Mineira". São eles: Paulo Cesar Scarim, professor da UFES, que desenvolve trabalhos relacionados à agricultura familiar, à agroecologia e economia solidária; Padre Claret, militante do MAB e autor do livro Viagens de Sofia, que aborda a realidade da Zona da Mata Mineira através das aventuras de uma coruja; e Edilei, assentado e coordenador do assentamento Olga Benário (MST).


A veia temática do evento traz um tema bastante pertinente para se discutir dentro da UFV: "Universidade, mídia e Estado: qual a relação com as lutas sociais do campo?". Para esta mesa (8h sexta) estão confirmados: Graça Ribeiro, professora aposentada do departamento de educação da UFV e Hamilton Octavio de Souza, editor da revista Caros Amigos e integrante do Conselho editorial do jornal Brasil de Fato.


No terceiro espaço (18h sexta) a discussão será mais propositiva: "As propostas para a construção de uma nova realidade para o campo". Ela será conduzida por Daniel Mâncio, militante da Via Campesina, Juliana Bavuzo da MMM e por representates dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais da Zona da Mata Mineira.


Irá rolar também a Feira da Reforma Agrária, com produtos agrícolas (fiquem de olho em algumas delícias que irão aparecer) e artesano. Nos dias 14 e 15 ela acontece na UFV. No último dia, 17, a feira será realizada na Praça Silviano Brandão (a da Igreja Matriz).


Para quem ainda não está satisfeito tem ainda a mostra fotográfica sobre os 25 anos de Reforma Agrária em SP e o lançamento do livro de "O orgulho de ser assentado: reforma agrária em movimento", de Douglas Mansur. Assista a fotomontagem feita a partir do livro:



Os painéis acontecem no Auditório do Departamento de Engenharia Florestal e as inscrições  no gramado da praça de convivência (em frente ao departamento).


»Confira os minicursos e oficinas:



-Campo de sementes crioulas; (07 de OUTUBRO - às 14:00 horas)
Oficineiro: Breno


-Produção agroecológica de hortaliças
Oficineira: Juliana Bavuzzo 

-Energia e sociedade; 
Oficineiro: Tiago (MAB)
4.Legislação Ambiental (Código Florestal);
Oficineiro: Alexandre Leandro (ABEEF) e Martin Maier (CTA) 
Educação no/do campo; 
Oficineiro: Carol e Terezinha MST (Assentamento 1º de Julho - Tumiritinga /MG)

-Fotografia 
Oficineiro: Douglas Mansur 
-Apicultura
Oficineiro: Professor Alfredo (UFV) e Osmar
-Como Funciona a Sociedade 1
Oficineiro: Flávia (BH)
-Juventude campo/cidade
Oficineiro: Binho (ABEEF) ou Rafildes (ABEEF)

-Legitimidade da luta pela terra (direito agrário)
Oficineiro: Delze
Produção de mudas 
Oficineiro: Tiao (viveiro da UFV)
-Permacultura
Oficineiro: Daniel Mujali 

-Plantas medicinais
Oficineiro: do Entre Folhas

-Reforma urbana
Oficineiro: Joviano (Brigadas Populares) 
-Agitação e propaganda
Oficineiro: Brigadas Populares 

0 comentários until now.

Postar um comentário

 
Creative Commons 2009-2010 Bangalô de Flores. Powered by Blogger Criado por Deluxe Templates. Adaptado por Lílian Alcântara e Lívia Alcântara