11 de ago. de 2010

Manifesto de apoio ao acampamento Dênis Gonçalves (MST)

Cientes de que as instituições federais de ensino superior devem orientar as suas atividades de modo a contribuir com o desenvolvimento social e econômico do nosso país, a Universidade Federal de Juiz de Fora, a Universidade Federal de Viçosa e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais manifestam que não se furtarão em cumprir com seu compromisso....

No dia 25 de março do corrente ano, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupou a Fazenda Fortaleza de Sant´anna, localizada no município de Goianá, na Zona da Mata mineira, nomeando o acampamento formado como “Denis Gonçalves”.
   A região onde a Fazenda está localiza é habitada por uma população empobrecida. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social, a população estimada do Município de Goianá é de 3.846 habitantes, sendo que 234 famílias são atendidas atualmente pelo Programa Bolsa Família, o que corresponde a aproximadamente 19% da população. Esta é também a realidade dos municípios da região como Chácara, Rio Novo e Coronel Pacheco.
   Cientes de que as instituições federais de ensino superior devem orientar as suas atividades de modo a contribuir com o desenvolvimento social e econômico do nosso país, a Universidade Federal de Juiz de Fora, a Universidade Federal de Viçosa e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais manifestam que não se furtarão em cumprir com seu compromisso, realizando, para tanto, ações no âmbito do ensino-pesquisa-extensão capazes de contribuir para a qualidade de vida das famílias acampadas na Fazenda Fortaleza de Sant´anna e para a preservação do patrimônio histórico, cultural e natural da área. Para tanto, estamos dispostos a trabalhar em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) na elaboração do Relatório de Viabilidade Ambiental e em outras ações que se fizerem necessárias, oferecendo o suporte técnico de que dispomos a este órgão.
   Acreditamos que o diálogo entre Universidade e comunidade deve ser uma constante e pode contribuir sobremaneira para a construção de um assentamento de novo tipo a ser implementado na área, capaz de unir preservação ambiental, histórica e cultural com geração de renda e produção, construindo um novo paradigma de desenvolvimento rural e humano.

                                                                                          
                                                                                        Juiz de Fora/Viçosa, 05 de julho de 2010.



                                           Professor Henrique Duque de Miranda Chaves Filho
                                        Magnífico Reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora



                                                            Professor Luiz Cláudio Costa
                                            Magnífico Reitor da Universidade Federal de Viçosa



                                                      Professor Mário Sérgio Costa Vieira
                        Magnífico Reitor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia
                                             do Sudeste de Minas Gerais – IF Sudeste MG,


Fonte: Setor de comunicação do MST da Zona da Mata mineira

0 comentários until now.

Postar um comentário

 
Creative Commons 2009-2010 Bangalô de Flores. Powered by Blogger Criado por Deluxe Templates. Adaptado por Lílian Alcântara e Lívia Alcântara