28 de mar. de 2010

Movimento Dos Sem Água

Ao abrir meu e-mail hoje fui surpreendida com algumas fotos. Cerca de 140 pessoas em um mutirão de limpeza da represa do bairro Pires, município de Congonhas, MG. Os moradores ficaram sem água potável por diversas ocasiões devido a deslizamentos de terras na nascente de água que abastece a região. O problema teve início com a construção de uma estrada que ligará a Mina do Engenho à BR 040. A obra é da empresa Namisa (mineradora de ferro) e tem o objetivo de facilitar o acesso à àrea de mineração.
(obs: A estrada chegará até a serra de Congonhas que está em degradação, veja as fotos)

foto de P. Souza

Mais impressionante que as fotos foi o desabafo de uma moradora do bairro Pires, que conclui após relatar a situação de contaminação das nascentes da área por minério: "estamos sendo tratados como um ser qualquer". 
clique aqui para ler o texto ampliado

Além do problema com a àgua, os moradores denunciam o excesso de poeira, o caos no trânsito devido à construção da linha férrea e a necessidade de uma passarela para que os moradores possam transitar com segurança.

Nesta terça-feria, dia 30 de março de 2010, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembléia Legislativa de Minas Gerais realizará uma audiência pública para discutir os problemas do bairro Pires. A reunião será na Romaria, localizada na Alameda Matozinhos de Portugal, nº 153, bairro Basílica.

Leia o relatório elaborado pelos técnicos da Diretoria do Meio Ambiente, favorável à aplicação de penas previstas na Legislação Ambiental Estadual e Federal à empresa Namisa.

Post relacionado: Atingidos por grandes projetos (aqui)

2 comentários until now.

Anônimo + 29 de março de 2010 às 15:08 (#) :

É uma vergonha verem o que está acontecendo e fazerem vista grossa e uma grande comunidade ficar sendo prejudicada.
Mais um descaso público.
Lucio Cavadas
Rio de Janeiro

Anônimo + 29 de março de 2010 às 23:32 (#) :

Em pleno século XXI, quando o assunto predominante é meio ambiente e destacadamente a água????
Com tantas leis e pessoas a serviço dos orgãos ambientais e ONGs não dá para acreditar que a gana por dinheiro conseguirá vencer a luta pela vida.Lugar de criminoso, amnbiental também, é na cadeia.
Força PIRES.Conte com Anápolis.Em breve iremos ai.

João Francisco Montanaro

Postar um comentário

 
Creative Commons 2009-2010 Bangalô de Flores. Powered by Blogger Criado por Deluxe Templates. Adaptado por Lílian Alcântara e Lívia Alcântara