5 de mar. de 2010

Dia Internacional das Mulheres






Ao entrar no Banco Itaú, nesta quinta feria, fui surpreendida. Após ser atendida pelo gerente da agência, ganhei dois esmaltes: um rosa e outro laranja. No saquinho de embrulho a seguinte frase esclarecia o motivo de um presente tão específico: “Você é tão especidal que merece um dia só seu. Merece também este presente feito para você – Feliz dia da mulher”

Nada contra unhas pintadas, mas convenhamos, associar o dia em que tecelãs de Nova Iorque foram duramente reprimidas pela polícia ao organizarem uma greve pela redução da jornada de trabalho, à estética, é no mínimo desrespeito.

Neste ano acontece a 3ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) no Brasil, com o tema: “Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres”. Entre os dias 8 e 18 de março, cerca de 3 mil mulheres vão marchar de Campinas à São Paulo, como descreve o blog "Maria Mulheres em Movimento":

Serão dez dias de caminhada, em que marcharemos pela manhã e realizaremos atividades de formação durante à tarde. A marcha será o resultado de um grande processo de mobilização dos comitês estaduais da Marcha Mundial das Mulheres, que contribuirá para sua organização e fortalecimento. Pretendemos também estabelecer um processo de diálogo com as mulheres das cidades pelas quais passaremos, promovendo atividades de sensibilização relacionadas à realidade de cada local.

As mulheres da Marcha Mundial das Mulheres da região de Viçosa organizam amanhã (sábado dia 6 de março) um bazar na praça matriz Silviano Brandão às 9:00h, com o objetivo de arrecadar fundos para a ação em São Paulo.

Outro evento que acontece em Viçosa em comemoração ao Dia Internacional da Mulher é o "Fórum Mulher Mostre a Sua Cara!", organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFV, gestão "Agora só falta você". O debate será na segunda feira, dia 8 de março. Entre os vários debatedores convidados para o fórum não está incluída nenhuma representante da Marcha Mundial das Mulheres, o que é estranho para um evento que se propõe a resgatar o histórico de luta da mulheres. 

E atenção: Thais Faria, blogueira do Bangalô de Flores, participará da marcha em São Paulo e fará a cobertura para vocês via twitter. Fiquem ligados!

1 comentários: until now.

Lila + 9 de março de 2010 às 16:33 (#) :

Galera, o Bangalo ta crescendo hein. gostei das duas colunas mas preferia a velha imagem! enfim, saudades de vcs tres. Ah, queria o endereco de vcs pode ser?
beijos saudosos

Postar um comentário

 
Creative Commons 2009-2010 Bangalô de Flores. Powered by Blogger Criado por Deluxe Templates. Adaptado por Lílian Alcântara e Lívia Alcântara