28 de dez. de 2009

Do vestibular à educação de qualidade para todos

No próximo ano, o "Cursinho Pré-Vestibular Popular da UFV"* trará uma novidade. O fortalecimento do “grupo” Ética e Cidadania, que tem como proposta articular e desenvolver os três princípios que norteiam a ação do cursinho: educação popular, autogestão e interdisciplinaridade. Ética e cidadania, apesar de constar como uma disciplina na grade curricular do cursinho, tem o objetivo de ir além da disciplina, “de estar como um todo no cursinho”, como explica Marcio Carvalho, que é  graduando em história e ex estudante do cursinho popular de Passos. Hoje, Marcio é educador de dois cursinhos populares: o da UFV e o cursinho (do município) de Paulo Cândido.

23 de dez. de 2009

Questão de Liberdade

Neste final de ano o Bangalô de Flores traz dois presentes!

Os documentários “Seja Marginal, Seja Herói” e “Todas as cores da Liberdade” trazem, a partir do recorte da década de 60, uma discussão dos mais variados aspectos da Liberdade, cultural, político, artístico e comportamental.

Ambos foram feitos pelos estudantes do sexto período do curso de Comunicação Social da UFV, como trabalho final da disciplina de "Temas Contemporâneos de História", ministrada pela professora Patrícia Lopes.

Confira cada um dos documentários.

17 de dez. de 2009

Problemas no solo do assentamento Olga Benário (MST)

A voçoroca é um fenômeno geológico que abre grandes buracos de erosão no solo, por ocasião das chuvas e da escassez de vegetação no local. O buraco pode chegar a proporções gigantes, impedindo que se plante ou se crie qualquer animal na região afetada. O assentamento Olga Benário localizado no município de Visconde do Rio Branco, e vinculado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), sofre com esse problema há alguns anos.

8 de dez. de 2009

Projeto Popular

A Assembléia Popular (AP) de Minas Gerais se reuniu neste final de semana em Belo Horizonte nos dias 5 e 6 de dezembro, para a “Plenária Estadual dos Lutadores e Lutadoras do Povo – Assembléia Popular - Mutirão por um novo Brasil”. O objetivo era fortalecer e articular as organizações que constroem as APs por todo o estado. Estavam presentes as APs de Juiz de Fora (Comitê Central Popular), de Montes Claros, de São João del Rey, a da educação ligada ao MSU(Movimento dos Sem Universidade), a de Viçosa e a Assessoria de Movimentos Sociais da UFV. O encontro também preparou as organizações e entidades para o ano de 2010 em que será realizado a II Assembléia Popular Nacional.


5 de dez. de 2009

Bangalô de Flores continua em movimento

O final do período letivo chegou. Nós, Elder Barbosa, Lívia Alcântara e Thais Faria, estudantes do Curso de Comunicação Social da UFV, estamos concluindo a disciplina de "Preparação de Revisão de Originais Multimídia", ministrada pelo professor Carlos d´Andrea, da qual o projeto Bangalô de Flores faz parte.

Foram quase quatro meses de informações sobre os movimentos e organizações sociais da Zona da Mata Mineira.Trouxemos para vocês notícias da criação da Turma Especial de Agronomia para Assentados da Reforma Agrária na UFV. Fizemos denúncias, como a situação dos atingidos pela barragem Barra da Braúna, em Laranjal. Disponibilizamos no blog um vídeo produzido por estes próprios atingidos, mostrando o antes e o depois da construção da barragem. Tratamos de temas polêmicos como a homofobia, o feminismo e o aborto. Resgatamos o trabalho da Assembléia Popular do bairro de Nova Viçosa em busca de um projeto popular para o Brasil.  Mostramos como está se organizando a juventude em Viçosa e o movimento negro na Zona da Mata. Divulgamos a resistência camponesa contra o agronegócio. E criamos, no mês passado, a coluna Dica do Bangalô, com indicações de livros, filmes e poesias.

Além do blog, criamos o twitter: @bangalodeflores, que possibilitou passarmos informações para vocês de forma rápida, como na divulgação do ato homofóbico de queima da Bandeira do Orgulho Gay, que aconteceu durante Marcha Nico Lopes. Existe também o orkut do Bangalô, onde você confere fotos dos eventos protagonizados pelos movimentos e organizações sociais da Zona da Mata Mineira.

Com a importância que este trabalho ganhou, não poderíamos abandoná-lo. Mesmo com o fim da disciplina, o Bangalô de Flores continua em movimento.

Como todos sabem, temos pela frente três meses de férias. Preparamos para vocês uma excursão por outros países. Vamos conhecer outros movimentos e organizações sociais em janeiro. Aguardem!

Qualquer sugestão mande e-mail para bangalodeflores@yahoo.com.br

27 de nov. de 2009

Soberania Camponesa

Os agricultores familiares Jair Rodrigues e Luiz Moreira realizaram a primeira avaliação do processo de armazenamento das sementes crioulas. Estas sementes constituem a primeira seleção da experiência de melhoramento genético do milho crioulo, que está sendo realizada no assentamento do MST Olga Benário (Visconde do Rio Branco, MG) e no acampamento Francisco Julião (Santana de Cataguases, MG).

Avaliação das sementes crioulas armazenadas no ano passado.
foto Lívia Alcântara

14 de nov. de 2009

Na Melodia da tolerância

O grupo de Diversidade Sexual Primavera nos Dentes e seus parceiros organizaram um ato político contra a homofobia nesta última quarta-feira, 11 de novembro, no Barzinho do DCE da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Todos os manifestantes estavam vestidos de branco, que contaram com a participação do grupo de maracatu “O Bloco”. O ato foi uma resposta à queima da bandeira do Orgulho Gay do bloco “Viçosa grita contra a homofobia: pode ser seu pai, sua mãe e sua tia!” durante a Marcha Nico Lopes 2009. (para saber mais sobre a Marcha Nico Lopes leia o post Esperança Jovem). O ato de homofobia mostrou a intolerância existente contra os homossexuais e a falta de debate a respeito da diversidade sexual dentro da universidade.




10 de nov. de 2009

Os Sonhadores


"Maio de 68 foi isso - uma mistura de decadência e revolução". Esta frase de Bertolucci, diretor do filme "Os Sonhadores", é uma prévia do que você pode esperar do filme.











4 de nov. de 2009

Esperança jovem

No dia 25 de novembro em Viçosa, mais de 3.500 jovens marcharam contra a violência, em uma das atividades programadas para o Dia Nacional da Juventude organizado pela Pastoral da Juventude (PJ) da arquidiocese de Mariana. O tema do evento foi “Contra o extermínio da juventude na luta pela vida”, e contou também com espaços de formação e debate, missas e eventos culturais.

24 de out. de 2009

A Negritude em Movimento!

Com o objetivo de discutir o “Estatuto da Promoção da Igualdade Racial” acontece no próximo dia 25 de outubro em Ponte Nova o VI FOPPIR (Fórum pela Promoção da Igualdade Racial) . O encontro busca propor políticas raciais e que estas sejam feitas através da ação direta dos negros e negras para a defesa de uma parcela da população que, em sua maioria, é mantida à margem da política institucional. A participação prevista no Fórum é de 250 pessoas, contando com a presença de representantes da Sociedade Civil organizada e do Poder Público. Veja a programação aqui.

19 de out. de 2009

Utopia Desarmada

A partir de hoje, todo mês, o Bangalô de Flores trás para vocês dicas de livro, filme, música e poesia.

A primeira sugestão é o livro “Utopia Desarmada” do escritor mexicano Jorge G. Castañeda. Ele aborda em suas 459 páginas as intrigas, os dilemas e as promessas da esquerda na América Latina.

16 de out. de 2009

Vídeo feito por atingidos pela barragem Barra da Braúna denuncia a situação que eles estão passando

Confira as imagens feitas pelos atingidos pela barragem Barra da Braúna (da empresa Brascan) no município de Laranjal, Minas Gerais. O Sr. Sebastião residia na sua propriedade, Sítio Marimbondo, a trinta e oito anos. Vivia da plantação de arroz e da criação de gado leiteiro. Tirava das suas terras as verduras, frutas e o leite para seu sustento. Com a construção da barragem vai ter sua casa, sua terra e sua história inundadas pelas águas.

9 de out. de 2009

Contruindo o poder popular

A Assembléia Popular (AP) começou em âmbito nacional com o objetivo de propor uma alternativa de poder popular para o Brasil, sendo uma articulação de movimentos, pastorais e entidades sociais que se pautam pelo trabalho de base em várias comunidades do meio urbano, produzindo ações concretas em cima dessa bagagem teórica. A AP chegou a Viçosa no ano passado, e como em várias outras experiências espalhadas pelo país, se tornou um espaço onde os moradores das comunidades podem opinar, sugerir e aprovar decisões que sejam de seu interesse.

1 de out. de 2009

Abortar ou não abortar? Eis a questão!

A Marcha Mundial das Mulheres(MMM) levanta a bandeira da Legalização do aborto no dia 7 de outubro em Viçosa. O evento tem o objetivo de não ficar de fora da discussão da legalização, pois no último dia 28 de setembro a MMM realizou a a Frente pelo fim da criminalização das mulheres e pela legalização do aborto em várias partes do Brasil.

24 de set. de 2009

Atingidos por grandes projetos

Atingidos pela monocultura da cana, atingidos pelo eucalipto. Atingidos por barragens, pela mineração, pela transposição do rio São Francisco e pelos desastres ambientais de forma geral. Atingidos pelo desemprego, pelo alto preço da luz. Atingidos pelas ações de grandes empresas como a VALE, COPASA e CEMIG. Todos esses afetados pelo capital irão se encontrar este fim de semana (dias 26 e 27 de setembro) no "Seminário dos Atingidos Gerais" em Congonhas - MG.

22 de set. de 2009

A voz da educação do campo

O Bangalô de Flores esteve presente no Seminário de Educação do Campo (abordado anteriormente por este blog) realizado nos dias 21 e 22 de setembro na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e traz uma novidade para você: um podcast com um panorama da discussão.

18 de set. de 2009

Construção de barragem em Laranjal (MG) causa problemas sociais e ambientais.


fonte: http://www.mabnacional.org.br/noticias/170909_atingidos_mg.html

Nesta quarta-feira, 16 de setembro, cerca de 300 pessoas realizaram uma manifestação na cidade de Laranjal (MG). Os manifestantes protestaram contra o enchimento do lago da barragem Barra da Braúna, da empresa Brascan - multinacional com matriz no Canadá - que está causando problemas ambientais e sociais na região.




Vídeo retirado do blog de Elias Muratori, onde você confere mais fotos da manifestação.

O “Movimento dos Atingidos por Barragens” (MAB) informou que a maioria das famílias foram pressionadas a negociarem suas propriedades a quantias irrisórias. Arrozeiros, tiradores de areia e outros diaristas que estão sem trabalho não foram indenizados. Oito famílias que tem suas terras dentro da área de preservação ambiental estão isoladas a apenas cinco metros do lago.

Cerca de 200 hectares de mata atlântica foram devastadas e 70 ilhas inundadas. O integrante do MAB, padre Antônio Claret, em entrevista a Radio NP denunciou: “Houve morte de muitos peixes abaixo da barragem. Acima, pela lei, eles deveriam ter roçado a área que seria inundada – em algumas partes isto não foi feito.”


A barragem Barra da Braúna é financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que liberou R$ 118 milhões (63% do investimento total) para o projeto da empresa Barra do Braúna Energética, controlada pela empresa Brascan Energética S.A.(Besa). A empresa tem hidrelétricas em várias regiões do Brasil e está construindo a barragem da Barra da Braúna (MG) e a barragem Angelina (SC). A assessoria de comunicação do MAB da região “entende que o uso de recurso público para financiar hidrelétricas é um crime ambiental e social. Ambiental pelo que vem acontecendo. Em todas as barragens, o que se vê são verdadeiros desastres ambientais. Crime social, porque 70% das famílias atingidas por barragens ou não recebem nada ou são mal indenizadas.”

O MAB, além de denunciar o desrespeito aos atingidos, reivindica pela soberania energética brasileira. O setor elétrico do Brasil começou a ser privatizado em 1995 e desde então encontra-se nas mãos das multinacionais, como é o caso da barragem Barra da Braúna. A conseqüência foi o aumento do preço da luz para os consumidores residenciais, tornando a conta de luz brasileira uma das mais caras do mundo, como mostra a matéria do "ipcdigital.com" de 2006, ano em que a discussão do alto valor das tarifas de luz estava no auge.

A matéria do portal toca em outro ponto polêmico. Aborda as hidrelétricas como fontes de energias renováveis. Esta informação é um dos mitos que envolvem as hidrelétricas (leia Os Mitos das Hidrelétricas, disponível em PDF). Além de desalojarem milhares de famílias, de causarem um péssimo impacto ambiental, seu funcionamento é limitado pelo envelhecimento das máquinas, eutrofização, assoreamento e poluição do lago. Fatores que tornam as áreas alagadas inutilizáveis posteriormente.

17 de set. de 2009

Ensino superior para assentados

Os dias 21 e 22 de setembro de 2009 serão marcados pelo “Seminário de Educação no Campo” (aberto a toda comunidade) que acontece na Universidade Federal de Viçosa (UFV). O evento busca levantar a discussão da educação no campo e sensibilizar a comunidade acadêmica para a criação de uma Turma Especial de Agronomia para assentados da Reforma Agrária. O curso tem a previsão de duração de cinco anos, e a primeira turma funcionará em caráter experimental.

Existem cerca de 60 cursos para turmas especiais de assentados no Brasil. A grande maioria desses cursos são de licenciatura, como Português, Geografia e História, o que se justifica pela falta de professores nos assentamentos. Em Viçosa o curso de agronomia é necessário pela falta de quadros profissionais na região, segundo Mário Riquelme, membro da Assessoria de Movimentos Sociais da UFV. A tarefa é desenvolver a produção agrícola nos assentamentos brasileiros.

A educação no campo sempre foi muito precária no país. As escolas eram de difícil acesso para a maioria da população, e, além disso, o conteúdo ensinado se caracterizava por conservar muito do ensino praticado nos espaços urbanas, não se voltando para as especificidades do mundo rural. Assim, foi criado em 1998 o Pronera com o objetivo de atender a essas particularidades do campo e levar a educação a comunidades mais afastadas. Apesar de o Pronera ter ajudado no melhoramento da educação nas áreas rurais, o desafio ainda é grande já que a verba do governo federal destinada ao projeto é ainda muito pequena, o que prejudica o transporte e a alimentação dos alunos. O modelo usado para a educação de assentados no ensino superior é a pedagogia da alternância, em que o graduando intercala sua freqüência na universidade com a ajuda ao familiares no cultivo de sua terra.


Uma comissão de oito professores da UFV foi montada em agosto para avaliar o projeto escrito pela Assessoria de Movimentos Sociais da UFV. Em outras experiências ocorridas no território brasileiro, os críticos da iniciativa alegam que a criação de uma turma especial de assentados fere o direito da igualdade de condições para o ingresso no ensino superior. A educadora Maria Clara di Pierro afirma que o Pronera contribui para a democratização da educação no campo, dando oportunidade a muitos que não tinham acesso ao ensino superior. Além disso, vale ressaltar que não se pode tratar de maneira igualitária os desiguais, já que uma pessoa do campo (em muitos casos) não tem acesso à mesma qualidade de ensino encontrada nos centros urbanos. Para reforçar esses argumentos favoráveis, a própria lei de diretrizes de base de 1996 assegura o direito a educação para moradores do campo.

Veja a programação do evento aqui.

11 de set. de 2009

Rompendo com o preconceito e a invisibilidade


ELAS: rompendo com o preconceito e a invisibilidade, este é o tema do seminário que coloca em discussão o feminismo e a homofobia no dia 19 de setembro. O evento é uma parceria da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) e do grupo de diversidade sexual de Viçosa Primavera nos Dentes. 

A Marcha Mundial das Mulheres possui como um dos seus princípios o combate a homofobia com recorte a lesbofobia, porém, a temática ainda não é muito trabalhada pelo movimento. Daí surgiu a parceria com o grupo de diversidade sexual Primavera nos Dentes, que vêm se estruturando na cidade de Viçosa desde 2008. 

O lesbianismo se aproxima do feminismo na década de 80 questionando a divisão binária de gênero e contribuindo para a discussão do movimento feminista que pauta a mulher enquanto sujeito (“Feminismo e Lesbianismo: a identidade em questão”, Tânia Sawin). Neste sentido, O “ELAS” vem levantar não só a questão de ser mulher em uma sociedade machista patriarcal, como também o reconhecimento de uma identidade sexual diferente da estabelecida. Quebrar com essa ordem social permite que se respeite à diversidade sexual e torne visível socialmente os grupos feministas e de homossexuais.

O seminário acontece dia 19 de setemrbo no Centro de Ensino e Extensão (CEE) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) às 14h. Participarão da mesa redonda Elaine Dias e Soraya Menezes, integrantes da Associação Lésbica de Minas (ALEM) e Juliana Bavuzo, representante da Marcha Mundial das Mulheres

3 de set. de 2009

Zona da Mata em movimento

A Zona da Mata é uma região localizada no leste de Minas Gerais. Representa 6,2% da área do estado, e abriga 142 municípios, que possuem, juntos, mais de 2 milhões de habitantes. Ao se falar nessa região, o primeiro pensamento que nos vem à cabeça são as belas paisagens montanhosas e o esplendor histórico de cidades como Ouro Preto e Mariana. Outra característica é o potencial da região na constituição de agroindústrias e na prática do eco turismo. Mas nem tudo são flores! Disparidades sociais e má distribuição de renda também fazem parte do contexto da zona da mata mineira, uma região predominantemente rural.


Por isto, esta região também possui formas de organização que buscam combater essas desigualdades e pensar em novos rumos para a sociedade atual: os Movimentos Sociais! Na Zona da Mata mineira estão presentes o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a Assembléia Popular(AP) e a Marcha Mundial das Mulheres (MMM).


Como forma de colaborar com a luta dos movimentos, nós, estudantes de Comunicação Social da UFV, vimos no trabalho da disciplina de Preparação e revisão de originais (multimídia) uma maneira de difundir a situação destes movimentos e como eles atuam por aqui. Tentaremos criar uma rede com as “flores” (movimentos sociais) de todo o país através deste blog. Entre no Bangalô e sinta os perfumes!

13 de fev. de 2009

Contato

 
Creative Commons 2009-2010 Bangalô de Flores. Powered by Blogger Criado por Deluxe Templates. Adaptado por Lílian Alcântara e Lívia Alcântara